Mensagem da Direção

A confiança, tão valiosa na atividade que executamos, é o resultado da construção de uma cultura de ética na Diligence. O compromisso ético do corpo funcional envolve tanto pequenas atitudes no dia a dia, como decisões complexas.

A solidez e a perenidade da Diligence só são possíveis com o comprometimento de seus colaboradores no cumprimento dos padrões de conduta e princípios contidos nas suas políticas, no programa de compliance e nos normativos e regulamentos internos.

A nossa reputação e credibilidade são os bens mais importantes que possuímos, seja como pessoa ou como empresa, e os princípios éticos que orientam nossa atuação contribuem para a manutenção da imagem da Diligence como organização sólida e confiável perante todos os públicos com os quais se relaciona.

Este é o documento norteador da nossa atuação e, como tal, não pode ser algo imutável, uma vez que deve estar em constante adequação à legislação e a maturidade alcançada por nosso Programa de Integridade (Compliance). Você é nosso convidado para zelar pelo código de ética e conduta da Diligence, diariamente!

Daniane Giaretta
Diretora Comercial

 

Os valores da Diligence

Respeito

Honestidade

Excelência

Inovação

Transparência

Cooperação

 

A Busca por Excelência

A Diligence Soluções Empresariais entende que os melhores resultados são obtidos com uma atuação correta, íntegra e em harmonia com todos aqueles com quem nos relacionamos.

Respeito, honestidade, excelência, inovação, transparência e cooperação são nossos recursos na hora de entregar o nosso serviço. Esperamos de cada colaborador o comprometimento para tornar a Diligence cada vez melhor.

O Código de Ética e Conduta é uma demonstração de nosso comprometimento com nossos valores e um modelo a ser seguido para que possamos atingir nossos objetivos empresariais.

Baseados em seis princípios, orientamos todos os nossos integrantes a tomar decisões corretas e éticas, mantendo a integridade organizacional e buscando a excelência na prestação de nossos serviços.

Este código se aplica a todos os colaboradores, parceiros e prestadores de serviços da Diligence Soluções Empresariais.

É esperado que todo Colaborador, conheça, entenda e pratique as disposições desse Código de Conduta e das políticas da Empresa, assim preservando o nome e a imagem da Diligence. Também conduziremos treinamentos para a conscientização de nosso Código.

 

Como agir Eticamente? 

Agir com ética é o principal fator para o nosso mais alto padrão. Afinal, fazer o certo é indispensável para manter a confiança e a credibilidade do cliente e da comunidade. É com a postura ética que podemos sustentar nossa reputação.

  • Para que seja possível descobrir se está agindo eticamente, faça a si mesmo estas perguntas:
  • Este é o melhor que eu consigo oferecer?
  • Estou sendo honesto com a outra pessoa?
  • Ela pode confiar naquilo que eu digo?
  • É certo o que irei fazer?
  • Eu ficaria orgulhoso se expusesse o que eu vou fazer para amigos, familiares ou desconhecidos?
  • Eu estou realmente comprometido com a outra pessoa e com a Diligence?

Caso suas respostas para as perguntas acima tenham sido um sim, parabéns, você está sendo ético!

A Ética está intimamente ligada à Transparência, Honestidade e Cooperação nos negócios.

 

Bases éticas

Transparência

A transparência nos negócios, um valor central em nossas políticas, é refletida diretamente nos nossos serviços de Programas de Compliance e Gestão Organizacional. 

Honestidade e Respeito

Pessoas são o que temos de mais valioso. Para a Diligence elas são a essência de nossa Empresa. Nós, acreditamos que nossa Equipe, atuará com ética, transparência e competência.

Excelência

Na Diligence, a Excelência se foca principalmente em identificar riscos, problemas ou dificuldades e ver neles oportunidades. Encontrar caminhos e não limites, Soluções Empresariais e não problemas.

Inovação

Encontrar oportunidades de nada vale se não houver meios de se aproveitá-las. Nosso Colaborador é incentivado a abraçar o novo e buscar condições de criar, produzir e superar barreiras. Esse é o único meio de ofertarmos Soluções: fazendo diferente. Esperamos que nosso pessoal busque aperfeiçoamento constante e colabore com nossa busca incessante por excelência e qualidade de serviço.

Cooperação

O crescimento profissional e humano se dá através do trabalho em equipe. A qualidade de nossos serviços é resultado do engajamento de todo o nosso pessoal.

 

Relações no ambiente de trabalho

Nosso relacionamento, na Diligence, é baseado na valorização do ser humano, na confiança, no respeito mútuo, no senso de justiça, na transparência e no compartilhamento de responsabilidades.

Todos nós devemos ter uma conduta alinhada às regras internas, em conformidade com as leis e com os padrões éticos da sociedade.

É responsabilidade de cada um colaborar com a criação de um ambiente de trabalho livre de intrigas ou constrangimentos e que seja positivo para o crescimento de todos.

Desta forma a Empresa confia e concede a seus integrantes a liberdade de tomada de decisão e resolução de problemas em situações, sempre baseando-se no respeito mútuo e bom-senso, não ferindo as leis, o Regimento Interno ou o Código de Ética e Conduta. Reforçamos mais uma vez a responsabilidade do integrante procurar em toda a informação necessária para se comportar segundo nossas diretrizes.

 

Responsabilidade social e comercial

Em nossas atividades, asseguramos que cumprimos a legislação, por exemplo a Lei n° 12.846/2013 – Lei Anticorrupção, a Lei n° 8.429/1992 – Lei de Improbidade Administrativa e a Lei n° 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados.

Não toleramos o uso de mão de obra infantil ou trabalho análogo a escravidão por parte de fornecedores, terceiros e clientes.

Como responsabilidade de todos os envolvidos com a Diligence, deve-se tomar medidas que visem a proteção ambiental. Assim sendo, todos precisam evitar ações prejudiciais ao meio ambiente ou tomar decisões que estejam em desacordo com as leis de proteção ambiental, contribuindo para a proteção dos ecossistemas.

A Diligence é contra qualquer espécie de prática de corrupção ou de ilicitude. Garantimos a nossa Equipe que, sob nenhuma hipótese, colaborador ou terceiro sofrerá punições em decorrência da recusa de conduta ilícita, mesmo que isso acarrete em atrasos, dificuldades, restrição ou perda de negócios, prejuízos financeiros ou materiais.

Clientes e parceiros de negócio devem ser atendidos com gentileza e profissionalismo, oferecendo informações claras, precisas e transparentes, sempre baseados na ética garantindo a confidencialidade das informações. Em relação a concorrentes o tratamento deve ser feito com respeito e lealdade, sem comentários que impactem na reputação de concorrentes.

É terminantemente proibido ceder à concorrência ou terceiros dados confidenciais, estratégias de negócios ou documentos da Diligence. Os Colaboradores da Diligence e seus familiares não devem dar, solicitar ou aceitar presentes ou favores de clientes, parceiros ou concorrentes.

O controle contábil e fiscal da Diligence deve ser rigorosamente observado, gerando dados e relatórios verídicos e e coerentes, garantindo que as informações possam ser averiguadas e divulgadas sempre que necessário. Portanto, é preciso a contabilização de todo e qualquer material, obrigações ou direitos que a Diligence esteja sujeita.

 

Conflito de Interesses

A conduta íntegra visando evitar conflitos com os interesses da Diligence é um dever de todos os envolvidos com a Empresa.

Deve-se impedir que as seguintes situações aconteçam:

  • Ter como superior, ou estar subordinado a um parente de 1° grau, como cônjuge, pai, mãe, filhos, irmãos, sogros, genro, nora, cunhados ou com alguém com quem se tenha envolvimento afetivo ou amoroso;
  • Usar informação confidencial ou conhecimentos, técnicas e métodos da empresa para vantagem pessoal ou para causar prejuízo/dano à Diligence;
  • Usar bens, recursos ou equipamentos da Organização para fins particulares;
  • Participar de negócios, empresas ou serviços concorrentes da Diligence, mesmo que não tenha havido algum tipo de prejuízo à Empresa;
  • Usar o horário de trabalho para desempenhar outras atividades profissionais.

Nos casos em que o Colaborador identificar um conflito de interesses, seja relativo a si próprio ou a um terceiro, deve-se comunicar a Direção para que seja possível tomar as medidas necessárias para resolver o conflito.

 

Restrições 

Devemos ter uma conduta condizente com nossos valores e o padrão ético da sociedade. Dessa forma, fica proibido aos nossos Colaboradores:

  • Utilizar a função ou posição hierárquica para obter vantagens pessoais;
  • Utilizar sem autorização objetos equipamentos da Empresa que não estejam relacionados aos serviços e atividade da função;
  • Discutir sobre temas sensíveis e polêmicos, como política, religião, sexualidade e gênero, visando evitar desacordos e desentendimentos que possam resultar em conflitos;
  • Realizar atividades comerciais paralelas, como compra, venda ou troca no interior da Empresa, a menos que autorizado pelos superiores;
  • Praticar atividades de agiotagem, jogos de azar ou circular rifas e listas na Organização;
  • Consumir bebidas alcoólicas nas dependências da empresa ou nos meios de transporte utilizados para deslocamento de trabalho;
  • Comprar, vender, carregar, possuir ou trabalhar sob efeito de drogas, legais ou ilegais;
  • Portar ou possuir armas dentro da Empresa. O único caso permitido é de profissional de segurança, autorizado legalmente e sob ordem expressa da Empresa;
  • Fumar nas dependências da Diligence;
  • Utilizar uniformes, emblemas, logotipos, imagens ou marcas da Diligence para fins pessoais;
  • Fotografar, filmar, gravar áudios ou reproduzir textos dentro das instalações da Empresa, seja de seus ambientes, ferramentas, equipamentos, integrantes, clientes, documentos, propriedades de clientes, bem como sua divulgação por qualquer meio, seja internet, pessoalmente, ou demais meios;
  • Permitir, incentivar ou facilitar o acesso de terceiros aos sistemas da empresa, e-mails, servidores, chats, logins e senhas, salas, computadores, telefone, celulares, gavetas e instalações de entrada restrita;
  • Utilizar apelidos de qualquer tipo, mesmo que sejam usados fora do local de trabalho. Especialmente os preconceituosos, que levam em conta aspectos físicos (como cor, características diferentes ou deficiências), étnicos, de orientação sexual, identidade de gênero, orientação política e etc.;
  • A prática de assédio, sexual ou moral (bullying) ou outros tipos de desrespeito e violência, incluso também exclusão intencional de alguém das relações da Empresa, piadas preconceituosas, situações de humilhação, ofensas à honra, insultos, agressões verbais ou físicas, fofocas, ameaças ou intimidações (diretas ou indiretas, dentro ou fora da empresa), desrespeito, furto ou roubo de objetos pessoais ou de trabalho.

Qualquer prática que possa ser enquadrada como ofensiva, agressiva ou desrespeitosa é intolerável. Caso haja dúvidas sobre sua conduta, pergunte-se: Como eu me sentiria se fosse tratado desta forma? ou: Existe a possibilidade da outra pessoa se sentir mal? Isso pode ser o suficiente para evitar esse tipo de ocorrência, mas mesmo assim, se tiver dúvidas de sua conduta: não faça e repense.

Caso o Colaborador sofra qualquer prática discriminatória ou outras que sejam enquadradas como contrárias à criação de um local de trabalho saudável, ou presencie alguém nessa situação, deve comunicar à Direção para avaliação e tomada de medidas. 

Segurança e bem estar no trabalho

A Segurança no trabalho envolve a nossa preocupação com as Pessoas e seu bem estar. Dessa forma, é preciso que a equipe esteja engajada em algumas medidas básicas de segurança individual e coletiva, bem como tenham como preocupação o bem-estar dos demais indivíduos. Então além de serem inadmissíveis comportamentos violentos ou que possam causar riscos a si e aos demais, precisamos garantir que haja comunicação com a Equipe e a identificação de fatores de risco. Mas quais são os principais fatores de risco dos quais estamos expostos?

  • Consumo de substâncias que alterem o funcionamento cognitivo
  • Condução perigosa dos veículos da Empresa ou a serviço da Empresa
  • Não seguir orientações de segurança em locais de visita
  • Problemas emocionais, familiares ou de saúde física
  • Posse de armas de fogo ou armas brancas quando a serviço da Empresa
  • Uso incorreto de equipamentos e das instalações da Empresa

Deve-se notar que nem todos os riscos são intencionais, mas todos impactam no ambiente de trabalho. Seja com riscos à integridade de Pessoas ou que afetem no bem estar de um indivíduo, seja com ameaça à saúde e vida da Equipe, é importante que se cultive uma cultura de cuidado e valorização da vida, não só de saúde ocupacional, mas também de saúde psicossocial.

Somos todos responsáveis em garantir que supervisores e a Direção estejam devidamente informados destes fatores. É dever do Colaborador relatar inconformidades que possam trazer risco à vida ou saúde de alguém, portanto, se você estiver ou presenciar uma das condições destacadas ou outras relacionadas, faça sua parte e informe os responsáveis.

 

Proteção de dados e privacidade

A Diligence considera todos os assuntos da empresa como sendo confidenciais, por isso, proibidos de serem expostos a terceiros.

É dever de todos na Diligence garantir a legislação em vigor e as melhores práticas de segurança da informação estão sendo aplicadas para garantir a proteção de dados. Deve-se observar, especialmente, o seguinte:

  • Realizar o tratamento de dados pessoais apenas para propósitos legítimos, específicos e informados ao titular;
  • Não tratar dados pessoais excessivos ou desnecessários;
  • Não tratar dados pessoais para finalidade diversa daquela informada ao titular;
  • Informar imediatamente ao superior imediato qualquer incidente sobre os dados pessoais.
  • Não compartilhar dados pessoais com terceiros sem o conhecimento e a autorização do titular.

Colaboradores e prestadores de serviço devem assegurar o sigilo e proteger as informações secretas e privilegiadas que possam ter obtido durante suas atividades na Diligence, independentemente do conteúdo e ou da forma como foram obtidas.

É considerada informação privilegiada dados relativos ao Know-How da empresa, procedimentos ou processos de trabalho, textos, documentos, métodos, informações comerciais e estratégias de negócio adotas pela Diligence. Por lei, a violação dessa regra é punível criminal e civilmente.

Qualquer informação produzida na Diligence ou pela Diligence não poderá ser transmitida sob nenhuma forma ou pretexto, exceto sob autorização explícita da Direção.

Informações repassadas à imprensa ficam exclusivamente sob responsabilidade da Direção.

O dever de proteção de dados se estende ao Colaborador ou prestador de serviço mesmo após o término do contrato de trabalho ou de serviço. Não sendo autorizada a divulgação das informações obtidas junto à Empresa.

Relações com o Poder Público 

Qualquer tipo de relação com Órgãos Públicos será feita diretamente através da Direção. Tais contatos devem ser feitos de forma protocolada, transparente e com acompanhamento jurídico profissional a fim de manter a legalidade do processo. A atenção será feita de forma colaborativa, honesta e prestativa.

É expressamente proibido práticas de corrupção, troca de favores, contato não registrado e sigiloso não informado à Empresa, propina, ou qualquer outro ato que confronte as leis. 

Redes sociais e mídias digitais

A Diligence preza por sua boa imagem e reputação. Para isso, esperamos de nossos integrantes uma postura compatível com a que cultivamos dentro da Empresa.

Salientamos a importância e responsabilidade do integrante no cuidado das menções a Empresa. Afinal, elas podem impactar, direta ou indiretamente, na imagem da Empresa perante a comunidade, assim como a própria imagem da pessoa. O vínculo entre a Diligence Soluções Empresariais e o Colaborador o torna uma das partes responsáveis no sucesso e boa reputação de nosso negócio.

Solicitamos aos integrantes que vincularem seus nomes à Empresa em mídias digitais que não se envolvam em discussões polêmicas, bem como repudiamos críticas feitas através dessas plataformas a clientes ou à própria Organização bem como o vazamento de informações confidenciais, materiais, filmagens, imagens ou qualquer outro conteúdo interno. 

Violações

É obrigatório a todos os Colaboradores e parceiros que realizem atividades para a Diligence o cumprimento das diretrizes aqui previstas, bem como nas políticas da Diligence, na legislação e normas regulamentadoras aplicáveis à Empresa, em qualquer circunstância.

É dever de todo integrante que tiver conhecimento ou perceber violações de qualquer aspecto do Código de Ética e Conduta, das políticas da Diligence ou das leis, notifique prontamente seu superior ou a Direção, podendo fazer de forma anônima através do Canal de Denúncias da Diligence no denuncia@diligenceca.com.br ou ligação anônima pelo telefone (54) 3712-2490.

Prezamos a confidencialidade e anonimato do contato, evitando qualquer tipo de menção, constrangimento ou retaliação.

Em caso de dúvidas, a Direção e os superiores diretos ficam à disposição para questionamentos.

Disposições gerais 

Esse Código de Conduta da Diligence foi implementado em 03 de dezembro de 2021.

A Direção comprometem-se em disponibilizar aos Colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços, as normas do presente Código.

Assim sendo, nenhuma pessoa vinculada a Diligence pode alegar desconhecimento das diretrizes de nosso Código de Ética e Conduta sob nenhuma hipótese ou argumentação. 

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