A ausência de um planejamento tributário adequado pode acarretar consequências graves para as empresas. A má gestão das obrigações fiscais pode resultar em:
A complexidade do sistema tributário brasileiro, caracterizada por uma vasta quantidade de normas, regulamentações e obrigações acessórias, exige das empresas uma postura estratégica para evitar contingências fiscais e melhorar sua saúde financeira. Nesse contexto, a análise e o planejamento tributário surgem como ferramentas indispensáveis para garantir não apenas a conformidade legal, mas também a otimização da carga tributária.
Um fator de grande influência no sucesso de um negócio é como se dá a relação entre colaboradores, gestão, clientes e parceiros. Estas questões interpessoais, de estado de humor, disposição das pessoas, ambiente físico e convivência são alguns componentes que compõe o que chamamos de Clima Organizacional. Ele também está relacionado diretamente com a cultura da organização. Uma empresa que não valoriza funcionários, com cobranças excessivas e metas irrealistas cria um clima pesado e desmotivador ao trabalho, podendo criar um círculo vicioso de deterioração.
Desde que começou a valer as penalidades e sanções da Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, muito se debateu com a autoridade nacional reguladora sobre a aplicação dos termos da Lei para micro e pequenas empresas. Principalmente no que diz respeito a entraves burocráticos e adequação de processos administrativos para atender demandas dos titulares de dados dentro dos prazos estipulados.
No mundo dos negócios, há diferentes tipos de contratos que podem ser firmados entre empresas e com pessoas físicas. Dentre eles gostaríamos de abordar alguns bem importantes: o Contrato de Trabalho, de Representação Comercial, de Agência, de Terceirização e de Prestação de Serviço.
O agronegócio atualmente é uma das melhores apostas no mercado brasileiro. E manter a sua empresa num Programa de Compliance é importante para enfrentar os desafios dos tempos atuais. Mas o que é um Programa de Compliance e quais são os desafios?
Dentre as novas obrigações das entidades públicas perante os dados dos cidadãos instituído pela Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, que exige o correto tratamento, armazenamento, seguridade e disponibilização ao titular, também se faz necessário garantir que todo esse delicado processo esteja em conformidade e funcionando de acordo com os protocolos estabelecidos pela legislação, bem como regulamentos internos do órgão.