O agronegócio atualmente é uma das melhores apostas no mercado brasileiro. E manter a sua empresa num Programa de Compliance é importante para enfrentar os desafios dos tempos atuais. Mas o que é um Programa de Compliance e quais são os desafios?
Compliance vem do inglês to comply, que significa cumprir, obedecer. Quando uma empresa está com esse programa então podemos dizer que ela está em conformidade. Um Programa de Compliance vai então adequar a empresa às leis, criar regras internas para seu bom funcionamento, auxiliar na padronização de processos de forma a evitar problemas e erros nas diferentes atividades de produção e gestão, e assim, aumentar os lucros, melhorar a reputação da empresa e torná-la mais competitiva.
Atualmente estar adequado às leis significa ter acesso a mais oportunidades de negócio. Várias empresas, na hora de fechar parcerias ou compras, analisam a reputação de seus parceiros para tomar decisões, afinal os clientes estão cada vez mais exigentes quanto à imagem das organizações. Isso vale também para o agronegócio, com a proteção do meio-ambiente, cuidado com os empregados e com os animais se for do ramo da pecuária.
Além disso, o mercado cresce cada vez mais competitivo e juntamente com a adequação a leis e normas, um Programa de Compliance traz a análise de risco. Existem problemas recorrentes na área, como estiagens, inundações e temporais que podem trazer danos a lavouras ou criadouros de animais, além de mudanças nos preços de insumos ou mudanças no preço de venda dos produtos. Com a análise de risco, a empresa pode antecipar e se preparar para estes acontecimentos, com reservas financeiras ou de insumos, investimentos em equipamentos melhores, treinamentos e muitas outras coisas. Isto permite um retorno mais seguro dos investimentos, menores custos e a possibilidade de trazer um preço mais competitivo ao mercado.
A criação de regras internas e procedimentos também é importante. Os empregados precisam saber de forma clara quais são suas funções, a forma como vão fazer suas tarefas como mexer em máquinas, lidar com animais, uso de equipamentos de segurança ou armazenar materiais por exemplo. Para isso servem os treinamentos e a criação de um código de conduta e um regimento interno. Assim os funcionários conseguem trabalhar de forma organizada com as responsabilidades bem distribuídas.
Outra coisa fundamental é ter toda a documentação em dia, seja dos empregados, das terras, de compras e vendas, de seguros e etc., pois isso facilita a relação do seu negócio com o Governo, evitando processos e ações trabalhistas ou fiscalizações do Ministério do Trabalho ou da Receita Federal. Então pode ser feita uma revisão de todos papeis que seu negócio precisa e buscar aquilo que falta.
Esses são apenas alguns dos pontos trabalhados com um Programa de Compliance. É possível fazer melhorias que vão desde documentação, treinamento e organização dos funcionários, adequação às leis, análises de negócio e criação de uma boa imagem. Todas estas atividades vão permitir que seu negócio se destaque no mercado, atraia clientes e parceiros, bem como evite ações na justiça. Se ficou com alguma dúvida ou interesse, entre em contato conosco! A Diligence é especializada em Compliance e pode colaborar com o crescimento de sua empresa!
A ausência de um planejamento tributário adequado pode acarretar consequências graves para as empresas. A má gestão das obrigações fiscais pode resultar em:
A complexidade do sistema tributário brasileiro, caracterizada por uma vasta quantidade de normas, regulamentações e obrigações acessórias, exige das empresas uma postura estratégica para evitar contingências fiscais e melhorar sua saúde financeira. Nesse contexto, a análise e o planejamento tributário surgem como ferramentas indispensáveis para garantir não apenas a conformidade legal, mas também a otimização da carga tributária.
Um fator de grande influência no sucesso de um negócio é como se dá a relação entre colaboradores, gestão, clientes e parceiros. Estas questões interpessoais, de estado de humor, disposição das pessoas, ambiente físico e convivência são alguns componentes que compõe o que chamamos de Clima Organizacional. Ele também está relacionado diretamente com a cultura da organização. Uma empresa que não valoriza funcionários, com cobranças excessivas e metas irrealistas cria um clima pesado e desmotivador ao trabalho, podendo criar um círculo vicioso de deterioração.