Riscos da Ausência de Planejamento Tributário
A ausência de um planejamento tributário adequado pode acarretar consequências graves para as empresas. A má gestão das obrigações fiscais pode resultar em:
Pagamentos excessivos de tributos, que poderiam ser evitados ou limitados com a escolha correta do regime tributário e o uso de créditos fiscais.
Multas e autuações fiscais, decorrentes de erros no cumprimento das obrigações acessórias, como a falta de envio de declarações ou preenchimento de instruções de guias e relatórios fiscais.
Perda de competitividade, uma vez que empresas com uma estrutura fiscal mal planejada podem ter uma carga tributária maior que seus concorrentes, resultando em preços menos competitivos ou margens de lucros reduzidas.
Planejamento Tributário como Diferencial Competitivo
Num mercado cada vez mais competitivo, a redução de custos é um dos pilares para o sucesso empresarial. Nesse sentido, o planejamento tributário não deve ser visto apenas como uma obrigação de conformidade, mas como uma ferramenta estratégica para aumentar a lucratividade e a competitividade da empresa. Empresas que utilizam o planejamento tributário de maneira inteligente são capazes de reinvestir o valor economizado em inovação, ampliar o mercado ou melhorar os processos, ou que proporcionam uma vantagem frente aos concorrentes.
A ausência de um planejamento tributário adequado pode acarretar consequências graves para as empresas. A má gestão das obrigações fiscais pode resultar em:
A complexidade do sistema tributário brasileiro, caracterizada por uma vasta quantidade de normas, regulamentações e obrigações acessórias, exige das empresas uma postura estratégica para evitar contingências fiscais e melhorar sua saúde financeira. Nesse contexto, a análise e o planejamento tributário surgem como ferramentas indispensáveis para garantir não apenas a conformidade legal, mas também a otimização da carga tributária.
Um fator de grande influência no sucesso de um negócio é como se dá a relação entre colaboradores, gestão, clientes e parceiros. Estas questões interpessoais, de estado de humor, disposição das pessoas, ambiente físico e convivência são alguns componentes que compõe o que chamamos de Clima Organizacional. Ele também está relacionado diretamente com a cultura da organização. Uma empresa que não valoriza funcionários, com cobranças excessivas e metas irrealistas cria um clima pesado e desmotivador ao trabalho, podendo criar um círculo vicioso de deterioração.